Como funciona o Marketing de Afiliados?
Imagine uma parceria entre três partes diferentes em um negócio: o produtor/lojista, o consumidor e o afiliado. Conheça cada um deles:
- Produtor/lojista: é aquele que cria ou comercializa produtos ou serviços através da internet;
- Consumidor: alguém que tem um problema ou uma necessidade que precisa ser suprida através de algum produto ou serviço oferecido pelo produtor/lojista;
- Afiliado: alguém que possui uma audiência e que divulga os produtos/serviços do produtor/lojista para o consumidor.
Nessa relação, todos ganham. O produtor/lojista porque chega mais rapidamente a seus clientes, sem se preocupar nem ter custos diretos com a divulgação. O consumidor encontra a solução do seu problema através de uma indicação de alguém de confiança. E o afiliado ganha comissões de suas vendas e credibilidade com as outras duas partes do negócio, desde que haja satisfação dos dois lados.
Quem de nós não confia mais em uma indicação de um amigo para adquirir um produto ou serviço? É neste mesmo princípio que o Marketing de Afiliados trabalha. Agora imagine a proporção que isso tem tomado com o crescimento da internet no Brasil? Por todas essas razões, o Marketing de Afiliados tem se tornado uma importante estratégia de divulgação/promoção para os produtores/lojistas e uma estratégia de monetização para os afiliados que atraem e convertem um público específico.
Esse público pode estar em vários nichos, como negócios, emagrecimento, saúde, bem estar, relacionamento, Lingerie, hobbies e vários outros.